Hurzeler: Como vencer o Man Utd e lidar com ‘bolas longas’

O Brighton enfrenta o Manchester United no sábado, com seis vitórias nos últimos sete jogos da Premier League entre as equipes. Dois deles foram idealizados por Fabian Hurzeler na temporada passada. O técnico mais jovem do país vai para o terceiro.
A viagem a Outdated Trafford, palco de uma vitória por 3-1 em janeiro, é mais uma probability para o jogador de 32 anos mostrar seu potencial para ser um dos próximos treinadores de elite do jogo e chega com o Brighton invicto há cinco jogos, após a vitória do fim de semana passado sobre o Newcastle.
“É sempre um privilégio jogar naquele estádio contra um dos maiores clubes do mundo”, disse Hurzeler Esportes celestes. “Acho que o desafio será trazer consistência aos nossos comportamentos e tornar os comportamentos que demonstramos contra o Newcastle um hábito.
“Não provemos apenas uma vez, temos que provar duas vezes, talvez uma terceira vez, que somos capazes de competir com os melhores occasions da liga.
“E este será o desafio contra o Manchester United também porque eles são uma das melhores equipas do campeonato. Eles têm uma qualidade particular person inacreditável. Claro, eles tiveram uma grande vitória contra o Liverpool, por isso esperamos eles com muita confiança, com muita crença. Mas iremos lá para competir ao mais alto nível.”
“Iremos lá para vencer este jogo.”
Eles tentarão fazê-lo aplicando as lições da última visita.
“Em primeiro lugar, é sempre um grande desafio ir até lá porque é uma atmosfera especial”, diz Hurzeler. “A segunda coisa é que você tem que ir lá e jogar com muita crença e muita coragem, principalmente na posse de bola.
“O que aprendi na época passada é que é preciso estar ao mais alto nível em todos os pequenos jogos. Isso é o principal contra o United, especialmente com a qualidade particular person que têm. Eles podem decidir um jogo com uma acção, num só momento.”
Yankuba Minteh e Kaoru Mitoma marcaram na vitória do Brighton em Outdated Trafford em janeiro
A vitória do Brighton em Janeiro, garantida pelos golos de Yankuba Minteh, Kaoru Mitoma e Georginio Rutter, levou Ruben Amorim a descrever a sua equipa como “talvez a pior da história do Manchester United”. Eles são uma proposta diferente agora?
As duas equipes estão a apenas um ponto de diferença na tabela da Premier League, mas o Manchester United gastou quase quatro vezes mais que o Brighton na janela de transferências do verão.
“Cada vez que as equipes trazem mais qualidade particular person para suas equipes, fica cada vez mais difícil vencê-las”, diz Hurzeler. “Eles jogam com uma formação semelhante à da temporada passada, mas parecem mais estáveis. Parecem entrar cada vez mais no seu ritmo.
“É claro que quanto mais as equipas gastarem, melhor serão e maior será o desafio, mas nunca nos escondemos, nunca temos medo. Temos muito respeito por cada equipa e por cada jogador, mas vamos lá com a maior confiança de que podemos vencer todas as equipas.”
Por que Hurzeler coloca os jogadores no sistema
Hurzeler sabe o que esperar taticamente. O Manchester United começou todos os jogos sob o comando de Amorim com três defesas. O técnico do Brighton é uma espécie de especialista no sistema, tendo-o utilizado em seu antigo clube, o St Pauli, mesmo que o defina de forma diferente.
“Joguei muito com zagueiro no meu clube anterior, então sei que você pode defender toda a largura do campo. É mais fácil fazer isso, então acho que é uma vantagem.
Hurzeler sucedeu Roberto De Zerbi em junho de 2024
“É preciso ser muito bom nas entrelinhas. É preciso ter zagueiros que defendam para frente, caso contrário é fácil para o adversário virar na frente da defesa.
“Um dos desafios quando você joga contra um zagueiro cinco é que você sempre enfrenta um time muito compacto, com distâncias muito curtas entre cada jogador. Quando você enfrenta um quatro, você tem um pouco mais de distância entre os jogadores adversários.
“O desafio é encontrar as lacunas, ter paciência, não forçar, porque se você forçar na primeira ação, com certeza eles vão fazer a transição.
“Então, você tem que ser paciente, você tem que mudar o jogo, você tem que criar sobrecargas nas laterais para fazê-las se mover, e então encontrar a lacuna por onde você pode jogar ou correr”.
Destaques da vitória do Brighton por 2 a 1 sobre o Newcastle
Existem paralelos entre Hurzeler e Amorim como treinadores promissores que conquistaram a sua passagem para a Premier League depois de construírem a sua reputação no continente. Mas eles abordaram as suas respectivas tarefas de forma muito diferente.
Enquanto Amorim se manteve rigidamente fiel ao seu sistema favorito no Manchester United, Hurzeler abraçou a mudança no Brighton, usando uma defesa quatro em todos os seus jogos no comando da Premier League, exceto um, apesar de ter usado um três consistentemente em St Pauli.
“Acho que o mais importante é entender o perfil dos jogadores”, afirma. “Então, qual é o sistema pure do clube? Qual é o sistema pure dos jogadores? Em que posição e em que base os jogadores podem mostrar o maior potencial?”
Hurzeler ressalta que seu sistema é fluido e intercambiável.
Sábado, 25 de outubro, às 17h
Início às 17h30
“Sempre mantenho meus princípios, mas princípios não significam que você sempre tem que jogar na defesa quatro ou sempre na defesa cinco”, explica ele. “No jogo você tem milhares de situações e padrões diferentes, então você sempre tem que ser capaz de reagir.
“Nós realmente tentamos treinar a tomada de decisão dos jogadores e, na minha experiência, essa tomada de decisão é melhor quando você segue seus princípios. Você precisa se adaptar ou ajustar sem perder seu estilo de jogo e é isso que tentamos fazer de forma consistente”.
Adaptando-se às ‘bolas longas’ do Man Utd
Um dos princípios de Hurzeler é pressionar os adversários de forma agressiva.
O Brighton forçou mais rotatividades altas do que qualquer outro time da Premier League nesta temporada. As métricas avançadas da Opta mostram que eles possuem uma das linhas defensivas mais altas da Premier League.
Como ele poderia se adaptar, então, à ida direta do Manchester United? Seu goleiro, Senne Lammens, enviou 83 de 90 passes longos nos últimos dois jogos da Premier League. Arne Slot destacou os problemas que causaram ao contornar a imprensa do Liverpool.
“O United jogou muitas bolas longas nos últimos dois ou três jogos, eles foram bastante eficientes nisso”, diz Hurzeler. “Eles estão realmente interessados em ganhar a segunda bola. É uma forma muito eficaz de ter sucesso. Eles provaram que pode ser muito poderoso.
“A principal coisa que você precisa entender é que tudo começa com a imprensa, como você ataca o goleiro, qual zagueiro você quer atacar.
Arne Slot explicou que seus comentários sobre as ‘bolas longas’ do Man Utd foram um elogio
“Quando se joga a bola longa, há duas coisas que são muito importantes: que você tente ganhar a segunda bola, e que, se não ganhar a segunda bola, tenha um bom posicionamento para a terceira bola.
“Certifique-se de que, com sua última linha, você sempre cubra a linha interna, para que quando eles tentarem acertar a bola, especialmente com [Benjamin] Sesko, você pode se defender contra as corridas profundas de [Matheus] Cunha, de [Bryan] Mbuemo, de [Mason] Monte.
“Eles são muito bons nestas coisas, por isso é um trabalho para toda a equipa, não só para os defensores. O principal é manter a compactação, garantir distâncias curtas, diminuir as lacunas e ser realmente intenso na segunda bola.
Por que Baleba precisa de um amor forte
Um jogador que deve ajudar é Carlos Baleba.
O jovem de 21 anos teve um início de temporada indiferente após o grande interesse do Manchester United no verão, mas voltou ao seu melhor na vitória sobre o Newcastle depois que Hurzeler o incentivou a “assumir a responsabilidade” por sua situação.
“Vi um Carlos Baleba que se adiantou”, diz Hurzeler. “Essas foram boas ações e bons comportamentos que ele demonstrou, mas ele tem que transformar esses bons comportamentos em hábitos. Esse é o próximo passo no seu desenvolvimento, para trazer consistência ao seu desempenho.”
Hurzeler diz que superar o ruído em torno do seu futuro faz parte do desenvolvimento de Carlos Baleba
Hurzeler quer que ele “supere o barulho” em torno de seu futuro em Outdated Trafford, no sábado. Ele tem sido firme com Baleba e continua pressionando o meio-campista – mesmo que isso corra o risco de incomodá-lo.
“Para mim é sempre importante ser muito transparente com os jogadores”, afirma. “Tenho um relacionamento muito bom com o Carlos. Conversamos regularmente, mantemos contato. Sempre compartilho o que penso sobre o desenvolvimento dele e sobre o desempenho dele.
“É importante ser muito claro sobre o que você espera dos jogadores dentro e fora do campo. E é importante construir relacionamentos onde você possa criticar ou dar suggestions pessoal com o qual eles podem não gostar, mas eles entendem a intenção por trás disso.
“Carlos não vai melhorar se receber apenas elogios e aplausos de fora. Acho que ele vai melhorar se tiver um ambiente seguro, mas também um suggestions honesto onde saiba o que precisa melhorar.
Hurzeler substituiu Baleba no intervalo em três jogos nesta temporada
Baleba é, claro, apenas um dos muitos jovens jogadores que se destacaram no Brighton, um clube com uma trajetória emocionante e um treinador cujo desejo de melhorar é bastante claro.
“Eu sempre digo que o aprendizado não tem linha de chegada, então você nunca terminará o progresso”, diz Hurzeler. “É isso que tentamos viver como clube e o que tento viver como indivíduo.
“Vemos o progresso, mas o principal é continuar, continuar tentando melhorar, porque as outras equipes não vão descansar. É preciso estar sempre pronto para se adaptar e evoluir”.
É um mantra que está servindo bem a Hurzeler e Brighton.
Assista Man Utd x Brighton ao vivo na Sky Sports activities Premier League e Primary Occasion a partir das 17h de sábado; início às 17h30



