Trends-US

Lewandowski diz que Castro não fez pedido de blindados para operação no Rio

Questionado sobre uma possível GLO (Garantia da Lei e da Ordem), Lewandowski explicou que é necessário que o governo estadual reconheça a “falência” da segurança. “GLO é uma operação complexa […] Um dos requisitos, ou pré-condições, é que os governadores reconheçam a falência dos órgãos de segurança e transfiram as operações de segurança para o governo, mais especificamente para as Forças Armadas. É um procedimento complexo e demanda uma série de condições e requisitos para que ela possa ser operada.”

Ao menos 64 pessoas foram mortas na ação, sendo quatro policiais, segundo a Polícia Civil. Outras nove pessoas foram baleadas, três moradores e seis agentes, quatro civis e dois militares. Entre os mortos, estão lideranças da facção em outros estados que estavam refugiados na região.

Número de mortos na Operação Contenção superou o da ação policial na favela do Jacarezinho, em 2021. Em 6 de maio daquele ano, a incursão na comunidade na zona norte do Rio terminou com 28 pessoas mortas e se tornou a mais letal do estado até então (relembre aqui).

Ação mobilizou 2.500 agentes para cumprir mandados de busca e apreensão em localidades da capital fluminense. A ação é resultado de um ano de investigação envolvendo, também, o Ministério Público do Rio de Janeiro e busca desarticular lideranças do CV.

Polícia prendeu Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão do Quitungo”, homem de confiança de Doca, um dos líderes do CV nas ruas. Ao todo, mais de 100 pessoas foram presas até o momento — incluindo lideranças da facção de outros estados. Pelo menos 42 fuzis e rádios comunicadores também foram levados pelos agentes. Mais de 200 kg de drogas foram apreendidas, de acordo com a polícia.

Agentes realizam buscas nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio. Fazer marte da mobilização dois helicópteros, 32 veículos blindados e 12 carros de destruição, além de drones e ambulâncias.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button