Trends-IE

Análise: sequência de erros e pontos perdidos podem inviabilizar busca do Flamengo por título brasileiro

Nesta maratona final de Brasileirão, os resultados vão importar mais ao Flamengo do que o desempenho. Mas a irregularidade das últimas rodadas vem expondo um time errático, que vai se afastando da briga com o Palmeiras pelo título. Ontem, empatou em 2 a 2 com o São Paulo — gols de Luciano, Arrascaeta, Samuel Lino e Ferreira — em um roteiro recheado de desventuras na Vila Belmiro, a principal delas a nova expulsão de Gonzalo Plata.

  • ‘Foi sem querer’: Filipe Luís lamenta erros ‘letais’ do Flamengo, mas evitar culpar Plata
  • Leia mais: Arrascaeta supera Doval e se torna o estrangeiro com mais gols na história do Flamengo

O resultado fez a equipe igualar os 65 pontos do alviverde, mas seguir na vice-liderança pelo número de vitórias (20 a 19). Ou seja, se vencerem o Santos em casa hoje, às 21h30, os comandados de Abel Ferreira abrirão ainda mais vantagem. Os dois rivais ainda decidem a Libertadores no dia 29, mas vai sendo colocada em xeque a capacidade dos cariocas em manter a concentração no torneio nacional.

Bastaram dois minutos diante do São Paulo para o Flamengo condicionar a partida com um erro próprio. Na grande área, Pulgar se enrolou ao tentar passar para Alex Sandro, e Tapia interceptou. Luciano ficou com a bola oferecida e fuzilou o gol de Rossi.

O lance foi apenas a primeira mostra de uma atuação que seguiria cheia de falhas por parte do sistema defensivo e dos volantes rubro-negros. Mesmo que o tricolor não dominasse as ações com a bola, surgiu em boa condição de finalização várias vezes, faltando apenas ter mais competência de cara para o gol.

Arrascaeta se torna estrangeiro com mais gols na história do Flamengo — Foto: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Mas, justiça seja feita, o Flamengo estava conseguindo superar as adversidades e chegou a buscar a virada. Com sete minutos, Arrascaeta converteu um pênalti que ele mesmo sofreu e alcançou uma marca histórica: com 95 gols, superou o argentino Doval e agora é o maior artilheiro estrangeiro do clube.

O camisa 10 também deu lindo cruzamento para Samuel Lino marcar no primeiro tempo, mas o atacante estava impedido. Na etapa complementar, porém, a dupla decidiu. Aos 16 minutos, Arrascaeta ganhou uma dividida contra dois marcadores na linha de fundo e tocou para Emerson Royal cruzar. Lino, que estava prestes a ser substituído, chegou batendo forte para virar.

A remontada foi por água abaixo quando Plata deu entrada forte no tornozelo de Arboleda e foi expulso direto. Assim como contra Estudiantes e Racing, na Libertadores, o equatoriano comprometeu o Flamengo. A partir dali, Filipe Luís reagiu rapidamente e recuou o time para proteger a vitória. Mesmo assim, o São Paulo subiu a pressão e empatou em uma jogada de triangulação na área concluída por Ferreira. Com um pouco mais de capricho, o time mandante teria toda a condição de vencer.

Gonzalo Plata em São Paulo x Flamengo; atacante foi expulso — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Os erros do rubro-negro não vêm de hoje: são seis expulsões nos últimos 50 dias. Os tropeços, idem: além do empate de hoje, as derrotas para Bahia e Fortaleza também podem inviabilizar a busca pelo título brasileiro. O Palmeiras também tropeçará daqui até o final do campeonato, mas, nesse momento, dá mais pinta que tem condições de liderar a corrida.

— Em um campeonato de pontos corridos, nos momentos de mais pressão, claro que se cometem mais erros. Porém, nossos erros estão sendo letais e nos custando pontos importantes. Cada ponto que a gente perde, fica mais difícil e longe de conquistar nosso grande objetivo, que é ser campeão. Mas temos que continuar acreditando — disse Filipe Luís em coletiva.

No domingo, às 18h30, o rubro-negro recebe o Santos, no Maracanã, no último jogo antes da data Fifa.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button