Trends-IE

Champions: poupanças de Guardiola correm mal, Fábio Silva falha penálti

O Barcelona ficou em apuros na fase de liga da Champions, numa primeira metade da quinta jornada em que o Manchester City foi surpreendido em casa e o Benfica festejou o primeiro triunfo.

Em Londres, o Barcelona sofreu uma pesada derrota perante o Chelsea (3-0) e a 300 quilómetros da capital inglesa o Manchester City caiu de forma inesperada perante o Bayer Leverkusen (2-0), no primeiro desaire dos “citizens” na atual edição.

Já o Benfica foi resgatar a Amesterdão os primeiros pontos e a primeira vitória, por 2-0 perante o Ajax, e continua na luta, pelo menos, pelo acesso ao play-off.

A goleada da noite aconteceu em Dortmund, com o Borussia a subir ao sétimo lugar após bater o Villarreal, por 4-0, mas com uma grande penalidade falhada por Fábio Silva.

Para já, a meio da quinta jornada, o grande perdedor é o Barcelona, que vai entrar nas últimas três rondas da fase de liga com apenas sete pontos, tantos, por exemplo, quanto o Sporting, que na quarta-feira ainda recebe o Club Brugge. Os catalães estão para já no 15.º posto, a apenas dois dos lugares de apuramento direito, mas o cenário tem tudo para ficar mais complicado após o término da jornada.

O Chelsea, que contou com Pedro Neto a titular, alcançou mesmo a maior vitória da sua história sobre os catalães, com golos de Kounde, na própria baliza aos 27 minutos, de Estêvão, aos 55′, e Delap, aos 73′. O Barcelona passou a atuar com menos uma unidade a partir dos 44′, por expulsão de Ronald Garcia.

Foi um dia mau também para o Manchester City e sobretudo para Pep Guardiola, que assinalou o seu jogo 100 como técnico dos ingleses na Liga dos Campeões com uma derrota, depois de ter optado por deixar de fora as grandes figuras da equipa, incluindo o goleador Haaland, que só entrou a meio da segunda parte.

Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes ficaram o jogo todo a “gelar” no banco (estavam zero graus em Manchester), com o ex-Benfica Grimaldo, aos 23 minutos, e o checo Schick aos 54′, a fazerem os golos dos germânicos.

Ao contrário do Barcelona, o City continua com tudo para seguir diretamente para os oitavos de final, já que segue com 10 pontos no quarto posto, agora em igualdade com o Chelsea e também com Dortmund, podendo, entretanto, cair na tabela com os jogos de quarta-feira.

Na Alemanha, Renato Veiga foi titular na defesa do Villarreal e assistiu no relvado ao bis do guineense Guirassy, aos 45+2 e 54 minutos, seguido de remates certeiros de Adeyemi, aos 58′, e Svensson, aos 90’+4′. O médio sueco marcou já depois de Fábio Silva falhar uma grande penalidade com um remate à barra, aos 82 minutos, pouco depois do internacional português ter rendido na partida precisamente Guirassy.

O Villarreal segue como uma das piores equipas da fase de liga, com apenas um ponto, e parece ter como destino traçado a eliminação. À frente dos espanhóis passou a estar o Benfica, com três pontos, depois de se estrear a vencer, e a pontuar, com um 2-0 em Amesterdão, com Samuel Dahl, aos seis minutos, e o luxemburguês Leandro Barreiro, aos 90′, a fazerem os golos. O Ajax passou assim a ser a única equipa sem pontos na competição, tendo apenas um golo marcado e uns pesados 16 sofridos nas primeiras cinco jornadas.

Com Francisco Conceição no onze inicial, a Juventus foi ao norte da Noruega bater o Bodo por 3-2, numa partida em que esteve a perder e chegado a fazer a reviravolta, mas com o canadiano David a ter que confirmar a vitória dos italianos já nos descontos (90+1 minutos).

Com um bis de gabonês Aubameyang, o Marselha também deu a volta na receção ao Newcastle (2-1), enquanto o Nápoles recebeu e bateu o Qarabag, por 2-0, e o Galatasaray, que podia ter terminado o dia provisoriamente empatado na liderança, deixou-se cair em casa perante o Union St. Gilloise (1-0).

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button