Neymar assina hat-trick quatro anos depois e deixa Santos a um passo da salvação

Neymar voltou a assinar um hat-trick quase quatro anos depois. Em Caxias do Sul, no Estádio Alfredo Jaconi, o número 10 comandou o Santos na vitória por 3-0 sobre o Juventude, um resultado que pode revelar-se decisivo na fuga à despromoção, na penúltima jornada do Brasileirão.
A última vez que Neymar marcara três golos num só jogo era já memória distante: 9 de abril de 2022, então ao serviço do PSG, na goleada por 6-1 frente ao Clermont, para a Ligue 1. Desde então, lesões, mudanças de contexto e interrupções tinham impedido noites como esta.
Mesmo limitado fisicamente, o craque voltou a fazer a diferença. Diagnosticado com uma lesão no menisco do joelho esquerdo, atuou novamente no sacrifício, com uma proteção que já usara no jogo anterior. E, tal como diante do Sport — partida em que marcou um golo e ofereceu outro igualmente em vitória por 3-0 — voltou a ter impacto direto em tudo o que o Peixe produziu no ataque.
Em Caxias, Neymar tomou conta do jogo. Três remates certeiros, três explosões de esperança para o Santos, que chegou aos 44 pontos e subiu ao 14.º lugar, respirando finalmente acima da linha de água — parte com dois acima da linha de água para a derradeira ronda. No apito final, o capitão guardou a bola do encontro como lembrança de uma exibição que pode ficar marcada como o momento da viragem na temporada.
Para o Santos, foi mais do que uma vitória. Foi o reencontro com o seu maior talento, no instante em que mais precisava dele. Para Neymar, talvez o sinal de que ainda pode escrever capítulos marcantes no regresso ao futebol brasileiro.




