Tuberculose curada e campeão europeu no Dragão: o Porto na vida de Thiago Silva

Thiago Silva está de regresso ao FC Porto, 21 anos depois de uma primeira passagem pela equipa B dos azuis e brancos.
No verão de 2004, com apenas 20 anos, Thiago chegava à formação secundária dos dragões, na altura orientada por Domingos Paciência, proveniente do Juventude. Realizou 14 jogos e, em janeiro, seguiu por empréstimo para o Dínamo de Moscovo, numa altura em que as ligações entre os dois emblemas eram estreitas.
Thiago Silva ao serviço da equipa B do FC Porto, em 2004
Antes de rumar à Rússia, porém, o central já tinha dado conta dos primeiros sinais de um problema que viria a ganhar contornos de gravidade. O internacional brasileiro, na altura desconhecido do futebol europeu, acabou por travar uma dura batalha com a tuberculose. «Tudo o que vivi no Porto foi muito forte. Em poucos meses, fui do sonho de jogar na Europa ao pesadelo de talvez nunca mais jogar futebol. Aquele período ajudou a formar o atleta e o ser humano que sou hoje», relatou o futebolista, em 2021.
Pouco tempo depois de chegar ao Dínamo, Thiago Silva começou a viver um pesadelo. «Na Rússia, o Thiago ficou mais de seis meses no hospital. A meio do processo, em Moscovo, disseram-lhe que não podiam fazer nada e teriam que retirar parte de um dos pulmões», contou Belle Silva, esposa do jogador, em entrevista ao Goal. «Ele não podia continuar a jogar sem ter os pulmões a funcionar a 100 por cento. Quando ele e a família entenderam a gravidade da situação, já tinha perdido seis meses no hospital. Foi muito difícil entender que o sonho terminaria assim», prosseguiu.
«Após esses primeiros meses, eu viajei para a Rússia, para estar ao lado dele. Ele e a família não aceitaram a cirurgia e voltámos a Portugal. Foi lá que o Thiago recebeu o segundo diagnóstico e fez tratamento. Foram mais seis meses até a cura», recordou Belle, há sensivelmente quatro anos.
Superada a provação, o central renovou o sonho. Regressou ao Brasil, pela porta do Fluminense, tornou-se indiscutível no emblema carioca e, em 2009, as portas europeias reabriram-se. O resto, como se diz na gíria, é história. Thiago Silva converteu-se num dos melhores defesas à escala planetária, conquistou uma Serie A no Milan e rumou ao PSG, que defendeu durante oito temporadas, sempre como titular absoluto e até capitão de equipa.
Já em 2020, resolveu experimentar o futebol inglês, assinando pelo Chelsea. A primeira época com a camisola dos blues não poderia ter terminado de melhor forma. Thiago Silva conquistou a UEFA Champions League numa cidade onde tinha vivido alguns dos momentos mais marcantes da sua vida: o Porto.
«Um dos piores momentos da minha vida começou aqui no Porto. Curei-me aqui e sou campeão da Champions aqui. As coisas estão nas mãos de Deus e não há como dar errado. Por vezes, só entendemos mais tarde e, agora, entendo que todo o sacrifício que fiz foi válido para estar a levantar esta taça tão importante», afirmou Thiago, momentos depois de ajudar o Chelsea a bater o Manchester City na final do Dragão.
O percurso do experiente internacional brasileiro, de 41 anos, terá agora nova paragem no Porto.




