Sporting de Braga vence dérbi em Horta oscilante e aproxima-se da Europa
O Sporting de Braga regressou aos triunfos na I Liga, este domingo, ao derrotar o Moreirense (2-1) no dérbi do Minho disputado na Pedreira, deixando a equipa de Carlos Vicens mais perto da zona europeia, em função dos deslizes dos também minhotos Gil Vicente, Famalicão… e o próprio Moreirense.
Num primeiro tempo algo equilibrado, os instantes iniciais não tiveram grande história para contar, até que apareceu um lance de grande penalidade… caído do céu. Numa abordagem pouco prudente, Diogo Travassos tocou com a mão na bola dentro da grande área e, da marca dos onze metros, Rodrigo Zalazar não tremeu na hora de deixar o público dos arsenalistas em festa.
O conjunto liderado por Vasco Botelho da Costa tentou reagir no imediato e Mateja Stjepanovic revelou ser a unidade mais inconformada, com uma dupla oportunidade junto da baliza de Lukas Hornicek, sendo que também Diogo Travassos tentou redimir-se em busca do empate. No entanto, não se verificaram alterações até ao apito para o intervalo.
O Moreirense entrou na segunda parte com vontade de dar a volta ao rumo dos acontecimentos, desde logo com as oportunidades criadas por Guilherme Schettine e Alan – este último com uma bola ao poste -, mas seria o conjunto da casa a fazer a festa depois de um ‘turbilhão’ de mexidas de parte a parte.
Ao minuto 71, Ricardo Horta apareceu solto no coração da grande área e, a passe de Gabri Martínez, atirou para o findo das redes, tranquilizando o público na Pedreira.
A verdade é que os cónegos não baixaram os braços e foram à luta. Tanto assim foi que, nos últimos dez minutos, lá apareceu o golo de Maracás, num cabeceamento certeiro após cruzamento de Alanzinho, a relançar a partida para os minutos finais.
Ambos os treinadores ainda voltaram a mexer e, por essa altura, o Sporting de Braga já só se preocupava em tentar fechar os caminhos da sua baliza, contrariamente ao Moreirense, que tentava o ‘tudo por tudo’ para tentar chegar ao empate.
Golo solitário de Victor Froholdt, em Famalicão, permitiu o regresso do FC Porto à liderança isolada da I Liga, mantendo-se à frente dos rivais Sporting e Benfica, que completam o pódio.
Miguel Simões | 19:56 – 09/11/2025
Com este resultado, o Sporting de Braga passa a somar 16 pontos, ultrapassando o rival Vitória SC e recuperando o sétimo posto, logo atrás do Moreirense, com 18. Para além disso, a equipa de Carlos Vicens beneficiou ainda da derrota do Famalicão aos pés do FC Porto (0-1) e do empate do Gil Vicente frente ao AVS (1-1) para poder reaproximar-se da zona europeia, sendo que os famalicenses seguem no quinto posto, com 19 pontos, e os gilistas na quarta posição, com 23.
Leia Também: AVS trava finta do Gil Vicente ao Benfica. Nacional empata na Amadora
Leia Também: FC Porto mantém Fama de líder e volta a fugir de Sporting e Benfica
Leia Também: Já se joga o Benfica-Casa Pia e o Sp. Braga-Moreirense




