Irlanda-Portugal: Primeira vitória em Dublin procura-se

Portugal ainda procura a primeira vitória de sempre em jogos oficiais na casa da Irlanda e apenas marcou por uma vez nas três ocasiões que atuou em Dublin, a última a terminar num 0-0.
Na quinta-feira, precisamente quatro anos depois da última presença, a seleção nacional volta a encontrar a Irlanda no moderno Aviva Stadium e novamente com o acesso a um Campeonato do Mundo em jogo, desta vez o de 2026, na quinta e penúltima jornada do Grupo F de apuramento.
Em 2021, na tentativa de estar no Mundial do Catar, tudo ficou a zero, já depois de, em 2001, e também com a presença no Campeonato do Mundo em jogo (desta vez o da Coreia do Sul e Japão), também ter existido uma igualdade (1-1).
O primeiro jogo oficial em solo irlandês aconteceu em 1995, no caminho para o Euro-1996, com um desaire por 1-0.
Ou seja, Portugal leva na Irlanda um registo bem cinzento, tal como as habituais condições meteorológicas dessa zona, com apenas um golo marcado e dois sofridos, em dois empates e uma derrota.
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore
Os dois primeiros jogos foram disputados no mítico Lansdowne Road, que foi durante várias décadas a casa do futebol e do râguebi da Irlanda, mas que acabou demolido em 2007, dando lugar ao Aviva Stadium, inaugurado três anos depois e que já serviu de palco à última visita lusa.
Em abril de 1995, a seleção nacional, então orientada por António Oliveira, saiu da capital irlandesa derrotada por 1-0, culpa de um remate de Steve Staunton, com a bola a entrar a meias com a intervenção infeliz do guarda-redes Vítor Baía.
Contudo, sete meses volvidos, Portugal vingou-se do desaire e carimbou a presença no Euro-1996, graças a uma vitória por 3-0 num Estádio da Luz à pinha e que presenciou, debaixo de chuva, o monumental chapéu de Rui Costa ao guarda-redes Alan Kelly, antes de Hélder Cristóvão e Jorge Cadete fixarem o resultado.
Na segunda visita oficial a Dublin, e novamente sob o comando de António Oliveira, a equipa das quinas empatou 1-1 em 2001, com golos de dois históricos capitães das duas seleções. Roy Keane inaugurou o marcador para os irlandeses, Luís Figo repôs a igualdade.
As contas do grupo de PortugalFlashscore
As duas seleções viriam a terminar no topo do grupo de qualificação com os mesmos pontos e confirmaram o apuramento para o Mundial2002.
Com Fernando Santos no comando, o 0-0 de 2021, que acabou com Pepe expulso, deixou na altura Portugal a um ponto do Mundial2022, mas tudo correu mal na última jornada com a Sérvia, acabando a seleção nacional mesmo assim por seguir para o Qatar, mas através dos play-off.
Entre os particulares realizados em Dublin, Portugal acabou vencedor por duas vezes, primeiro em 1947, por 2-0, com tentos de Jesus Correia e António Araújo, e em 1996, por 1-0, graças a um golo de António Folha.
O Irlanda-Portugal está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do sueco Glenn Nyberg.
– Os três jogos oficiais de Portugal na casa da Irlanda:
11/11/21 Irlanda, 0-0 Dublin Mundial2022(Q)
02/06/01 Irlanda, 1-1 Dublin Mundial2002(Q)
(Luís Figo/Roy Keane)
26/04/95 Irlanda, 0-1 Dublin Euro1996(Q)
(Steve Staunton)




