Três “grandes” têm tudo para seguir em frente na “prova rainha”

O Sporting, detentor do troféu, recebe, amanhã, o Marinhense, do quarto escalão do futebol nacional, numa 4.ª eliminatória da Taça de Portugal em que os rivais Benfica e FC Porto também defrontam adversários de divisões inferiores.
Os “encarnados”, recordistas de títulos na competição, com 26, defrontam hoje o Atlético, que alinha na Liga 3, no Estádio do Restelo, enquanto o FC Porto, vencedor de três das quatro últimas edições da prova, recebe amanhã o Sintrense, do Campeonato de Portugal, tal como o Marinhense.
O Sporting, 2.º classificado da I Liga, disputa o segundo jogo na Taça de Portugal de 2025/ 2026, mas a defesa do troféu conquistado na época passada poderia ter-se ficado logo pela estreia, em Paços de Ferreira, perante uma equipa da II Liga. A formação treinada por Rui Borges esteve por duas vezes a perder no encontro da 3.ª eliminatória e só conseguiu assegurar a qualificação no prolongamento. O Marinhense, antepenúltimo classificado da Série C do Campeonato de Portugal, deve apresentar menos dificuldade aos “leões”. O conjunto da Marinha Grande chega a este jogo envolto em polémica, uma vez que suspendeu na segunda–feira de forma preventiva o treinador da equipa principal, Rui Sacramento, enquanto decorre um processo disciplinar, acusado de alegado abuso psicológico aos futebolistas.
O Benfica dá o pontapé de saída na 4.ª eliminatória frente ao Atlético (7.º da Série B da Liga 3) que as “águias” venceram em sete dos oito confrontos anteriores na competição, a última em 1982. Depois da vitória (2-0) no recinto do Chaves, o sorteio não poderia ter sido mais favorável, proporcionando aos “encarnados” uma curta deslocação até ao Estádio do Restelo, casa emprestada do Atlético.
O FC Porto, em estado de graça sob o comando técnico do italiano Francesco Farioli, joga em casa com o Sintrense (9.º na Série D do Campeonato de Portugal) que já deixou pelo caminho o Vizela (2-1), da II Liga, e o Rio Ave (3-2), do escalão principal. O segundo clube mais titulado na prova, com 20 troféus, passeou a superioridade na eliminatória anterior, na qual goleou o Celoricense, por 4-0, e encontra o Sintrense pelo segundo ano seguido.
Braga e V. Guimarães, que já ergueram a Taça de Portugal três vezes cada, recebem, respetivamente, o primodivisionário Nacional e o Mortágua, do Campeonato de Portugal e que é liderado pelo lousanense Eduardo Martins.
4.ª eliminatória
Hoje
Atlético-Benfica 20h30
Amanhã
AVS-Ac. Viseu 11h00
Alpendorada-Casa 14h00
V. Guimarães-Mortágua 15h00
Covilhã-Lus. Évora 15h30
1.º Dezembro-U. Leiria 16h00
Estoril-Famalicão 18h00
Sporting-Marinhense 18h00
FC Porto-Sintrense 20h15
Domingo
Lus. Lourosa-Torreense 11h00
Vila Meã-Leixões 14h00
Fafe-Arouca 14h00
Farense-Silves 15h00
Santa Clara-Com. Indústria 16h00
Tondela-Caldas 17h00
Braga-Nacional 17h30



