John Textor, do Botafogo, mira compra de clube inglês e pode fazer proposta milionária pelo Derby County

Ano conturbado
2025 não tem sido um bom ano para o Botafogo de John Textor. A falta de planejamento culminou em resultados decepcionantes para o Glorioso na Libertadores, na Copa do Brasil e também no Brasileirão Betano.
John Textor, acionista majoritário da SAF Alvinegra, vive uma crise nos bastidores com a Eagle Football e uma notícia recente aponta que, internamente, o empresário não tem mantido contato com o presidente do associativo.
Aposte agora mesmo no Galo na final da Sulamericana com H2bet
John Textor de olho no mercado
Em meio a isso, foi revelado pelo jornalista inglês Alan Nixon que Textor pode ampliar seu repertório multi-clube em breve. Isso porque o gestor do Botafogo estuda realizar uma proposta para comprar o Derby County, clube que disputa a Championship, segunda divisão da Inglaterra.
De acordo com a publicação, os valores giram em torno de 60 milhões de libras (cerca de R$ 424,8 milhões na cotação atual), mas o percentual de ações que John Textor pretende adquirir não foi revelado pelo jornalista.
John Textor CEO do Botafogo durante partida contra o Corinthians no estadio Nilton Santos pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Inclusive, o Derby County entra em campo neste sábado (22) pela Championship para receber o Watford — existe a expectativa que John Textor esteja presente no camarote para acompanhar o jogo.
Não é de hoje que Textor manifesta interesse em comprar um clube inglês. A ideia é manter a presença no país adquirindo um time da Premier League, primeira divisão, ou até mesmo da Championship, a segundona. Recentemente, o acionista majoritário do Botafogo vendeu suas ações do Crystal Palace.
Opinião do Antenados no Futebol
O clube mais importante de Textor inegavelmente é o Botafogo — os números provam isso. Em 2026, o empresário (se permanecer na gestão) precisa atender às necessidades do clube que em muitas ocasiões em 2025 foram negligenciadas.
Veja também
Santi Rodríguez e Chris Ramos são baixas, mas Botafogo conta com Joaquín Correa contra Grêmio




