Mourinho “na corda bamba” no Benfica? O que se diz em Espanha
A Johan Cruyff Arena, em Amesterdão, nos Países Baixos, será, esta terça-feira, pelas 17h45 (hora de Portugal Continental), palco de um autêntico ‘duelo de aflitos’, que irá colocar, frente a frente, Ajax e Benfica, as duas únicas equipas que chegam à quinta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões sem um único ponto somado.
Os encarnados entraram na edição de 2025/26 daquela que é a principal competição europeia de clubes da pior maneira possível, ao saírem derrotados do embate com o Qarabag, em pleno Estádio da Luz, por 2-3, depois de terem chegado a ter na mão uma vantagem de dois golos. Um ‘descalabro’ que culminou na demissão de Bruno Lage, escassas horas depois.
Já com José Mourinho ao leme, as águias perderam perante Chelsea (em Stamford Bridge, por 1-0), Newcastle (em St. James’ Park, por 3-0) e Bayer Leverkusen (por 0-1, no Estádio da Luz). Um registo que leva o jornal espanhol Marca a publicar um artigo que coloca o treinador português “na corda bamba”.
“Longe de assemelhar-se a um conto de fadas, a reestreia de José Mourinho, na Liga dos Campeões, após cinco anos de ausência, converteu-se num autêntico pesadelo, e o seu Benfica começa a caminhar sobre a corda bamba, antes de lidar com a visita a Amesterdão, para medir forças com um Ajax em queda livre”, pode ler-se.
“Tudo o que não seja sacar os três pontos, ante um Ajax em plena queda livre, deixará o Benfica contra as cordas. Encontra-se a 14 pontos da liderança, na Eredivisie, e é, juntamente com as águias, a única equipa que ainda não pontuou, na Liga dos Campeões… enquanto continua a procurar um substituto para Heitinga”, acrescenta.
“É fundamental ganhar o jogo”
Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o histórico emblema neerlandês, José Mourinho não escondeu que este ganha os contornos de uma verdadeira ‘final’: “Acho que sim. Acho que as duas equipas estão exatamente na mesma situação. Não me preocupei em perceber o calendário que o Ajax terá depois deste jogo, porque depois já não tem grande interesse nisso”.
“É um jogo fundamental para as duas equipas. Nove pontos poderão ser suficientes, pelo que quem perder amanhâ ainda terá matematicamente a hipótese de se qualificar frente com três vitórias em três jogos, mas a nossa situação, de um modo objetivo, não são propriamente jogos muito fáceis. Eu considero que é fundamental para nós ganhar o jogo amanhã”, sublinhou.
As (delicadas) contas de Benfica e Ajax na Liga dos Campeões
Benfica e Ajax partilham o último lugar da fase de liga da Liga dos Campeões, ainda com as respetivas contagens a ‘zeros’, ao cabo de cinco jornadas. O playoff está, neste momento, à distância de quatro pontos, a mesma que os separa do 24.º classificado, o Napoli (com quem os encarnados ainda vão medir forças, a 10 de dezembro, no Estádio da Luz).
Bem mais complicado de alcançar está o Liverpool, que, com nove pontos, mora no oitavo posto, o último que vale o apuramento direto para os oitavos de final da prova milionária.
Leia Também: Ajax-Benfica: Amesterdão recebe as duas piores equipas da Champions



