Valorização dos trabalhadores rurais é tema de redação de aplicação especial do Enem no Pará

As cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, tiveram o primeiro dia de aplicação especial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 30. O tema da redação foi “A valorização dos trabalhadores rurais do Brasil”.
Excepcionalmente, os candidatos das três cidades paraenses realizam o exame em datas diferentes dos demais estudantes brasileiros devido ao calendário da COP 30.
A medida foi tomada para não prejudicá-los em meio a logística diferenciada montada em prol do evento internacional.
LEIA | Questões anuladas não afetarão notas dos estudantes no Enem, diz presidente do Inep
Apesar do tema da redação inédito e dias distintos de aplicação da prova, assim como na aplicação regular, que aconteceu no resto do País em 9 e 16 de novembro, o desempenho dos estudantes paraenses será calculado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o nível de conhecimento individual e as características de cada questão.
O Ministério da Educação (MEC) garante que a metodologia assegura equidade, isonomia para os inscritos e equivalência entre as notas.
Os municípios de Marituba, Belém e Ananindeua somam 95.784 inscritos para o Enem 2025. Desses, 21.775 são concluintes do ensino médio. Belém concentra o maior número de participantes, com 69.647. Em seguida vem Ananindeua, que registra 22.183. Já Marituba totaliza 3.954.
LEIA TAMBÉM | Sisu 2026: quando abrem as inscrições? Veja tudo o que se sabe
Enem ainda terá reaplicação em dezembro
Outra edição do Enem será realizada ainda em 2025. A reaplicação da prova está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro em todo o País. Estas datas são reservadas aos candidatos que tiveram algum problema logístico, doença infecciosa ou desastres naturais que não permitiram a participação nas datas gerais.




