Quem cai? UFMG atualiza riscos de rebaixamento no Brasileirão

Após o término dos jogos da 37ª rodada do Brasileirão envolvendo equipes que lutam contra o rebaixamento, o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou os riscos de rebaixamento à Série B.
Apesar de uma combinação improvável, ainda pode decretar a queda do Atlético, mas na prática, cinco clubes lutam para escapar das últimas posições na zona da degola (Sport e Juventude já estão rebaixados): Internacional, Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos.
O risco maior é do Internacional: 18º colocado, com 41 pontos, a equipe Colorada tem, segundo a UFMG, 77,6% de risco de rebaixamento. O índice, que estava em 36,8%, mais que dobrou após a derrota de 3 a 0 da equipe para o São Paulo.
Na sequência, aparece o Vitória (17º colocado, com 42 pontos), que tem agora, após a derrota de 4×0 para o Red Bull Bragantino, 65% de risco de queda.
O detalhe é que Inter e Vitória não dependem apenas de suas próprias forças para evitar a queda. Mesmo que vençam suas partidas na última rodada, ainda terão que contar com tropeços dos adversários diretos.
Na lista ainda aparecem os conterrâneos Fortaleza (35% de risco) e Ceará (20,3%), ambos com 43 pontos. Em recuperação incrível nas últimas rodadas, o Leão venceu o Corinthians por 2 a 1, de virada. Já o Vozão foi batido pelo Flamengo por 1 a 0, em jogo que confirmou a conquista do título para a equipe carioca.
Já o Santos (14º colocado, com 44 pontos), quase pulverizou seu risco de queda ao golear o Juventude por 3 a 0, com três gols de Neymar. Com o resultado, o índice, que era de 51,4%, passou para apenas 2%.
O Atlético, com 45 pontos, não aparece na lista elaborada pela UFMG. Para que o clube mineiro fosse um dos rebaixados, teria que perder para o Vasco na última rodada e Santos, Ceará, Fortaleza e Vitória vencerem seus últimos jogos, mas com a equipe baiana ainda tendo que tirar uma diferença de 12 gols de saldo.
Risco de rebaixamento
Sport – 100%
Juventude – 100%
Internacional – 77,6%
Vitória – 65%
Fortaleza – 35%
Ceará – 20,3%
Santos – 2%
*Segundo cálculos da UFMG
Última rodada do Brasileirão
A última rodada do Brasileirão será disputada no domingo (7/12), às 16h. Confira abaixo todos os jogos*:
Internacional x Bragantino
Vitória x São Paulo
Ceará x Palmeiras
Botafogo x Fortaleza
Santos x Cruzeiro
Atlético x Vasco
Mirassol x Flamengo
Fluminense x Bahia
Corinthians x Juventude
Sport x Grêmio
*Em negrito, jogos envolvendo equipes que ainda correm risco de rebaixamento
Santos x Cruzeiro – Vila Belmiro, em Santos
Ceará x Palmeiras – Arena Castelão, em Fortaleza
Vitória x São Paulo – Barradão, em Salvador
Botafogo x Fortaleza – Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Internacional x RB Bragantino – Beira-Rio, em Porto Alegre




