Governo do Brasil acolhe 116 brasileiros repatriados dos EUA em nova operação do programa Aqui é Brasil

O Governo do Brasil acolheu, na noite deste domingo (7), mais um grupo de brasileiros repatriados dos Estados Unidos. Ao todo, 116 chegaram ao país em voo que pousou às 22h40, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). Após o desembarque, parte do grupo seguiu para o hotel que abriga a estrutura de recepção, onde receberam alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, acompanhamento médico e psicológico, além dos encaminhamentos necessários para seguirem até suas cidades de origem.
A operação integra o programa Aqui é Brasil, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com órgãos federais e organismos internacionais, com o objetivo de garantir um retorno seguro, digno e humanizado a cidadãos em situação de vulnerabilidade.
A coordenadora de projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e porta-voz da operação, Juliana Miranda Rocha, destacou a ação. “Os repatriados receberam toda essa acolhida humanizada que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, junto com todos os outros parceiros que participam dessa operação, estão providenciando”, afirmou.
Perfil
Com uma média de idade de 33 anos, o grupo acolhido neste domingo é composto por 116 brasileiros, com 100 homens e 16 mulheres. Quatro eram crianças e adolescentes, sendo dois deles desacompanhados. Entre os repatriados, também havia um sudanês, além de uma pessoa procurada pela Justiça.
Ação interministerial
Coordenado pelo MDHC, o programa Aqui é Brasil reúne esforços dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE); Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Saúde (MS); Justiça e Segurança Pública (MJSP); além de governos estaduais, Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e organismos internacionais como a OIM.
A iniciativa busca garantir assistência emergencial e acompanhamento continuado, assegurando acesso a serviços essenciais e respeito à dignidade e aos direitos humanos de todos os brasileiros atendidos.
Operações anteriores
Desde fevereiro de 2025, o programa já realizou 34 operações, assegurando o retorno de mais de 2,8 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade — a maioria proveniente dos Estados Unidos. Os voos ocorreram em janeiro (26); fevereiro (7 e 21); março (15 e 28); abril (11 e 25); maio (9 e 24); junho (7 e 21); julho (2, 4, 18 e 25); agosto (7, 13, 20 e 27 – dois voos); setembro (3, 10, 17 e 24); outubro (1°, 8, 15, 22 e 29); novembro (5, 12, 19 e 27); e dezembro (7).
Para dúvidas e mais informações: aquiebrasil@mdh.gov.br/(61) 99168-9789
Leia também:
MDHC lança campanha de enfrentamento ao capacitismo em evento da ONU
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.




