Trends-US

Flamengo x Cruz Azul: cinco coisas que você precisa saber sobre o rival dos cariocas no Intercontinental

Campeão da CONMEBOL Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Flamengo começa nesta quarta-feira (10), a partir das 14h (de Brasília), a campanha em busca do topo do mundo. Contra o Cruz Azul (MEX), o time do técnico Filipe Luís estreia na Copa Intercontinental.

A partida, similar à fase de quartas de final, é chamada de Dérbi das Américas e acontecerá no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, que receberá as três fases da Copa Intercontinental.

Relacionado

1 Relacionado

Abaixo, a ESPN detalha cinco coisas que os torcedores rubro-negros precisam saber sobre o rival da estreia no Intercontinental.

O time mexicano não tem nenhuma grande estrela no elenco. Um dos destaques é o polonês Mateusz Bogusz. Com passagens pela seleção da Polônia ao lado de Robert Lewandowski, o meia tem 13 partidas e um gol marcado na atual temporada.

Alguns dos nomes com mais ligação com o público brasileiro são o meia Lorenzo Faravelli, algoz de São Paulo e Corinthians; Ángel Sepúlveda, que atuou com Ronaldinho Gaúcho, Tiago Volpi e o ex-São Paulo William no futebol mexicano; Gabriel Fernández, uruguaio que jogou com Arrascaeta e teve passagens por Racing, Peñarol, Celta de Vigo e Zaragoza; e Jorge Sánchez, da seleção mexicana e que fez história no rival América, antes de ir para o Ajax.

O técnico é Nicolás Larcamón, treinou o Cruzeiro em 2024 e saiu sem deixar saudades após não ficar muito tempo na Toca da Raposa. O treinador foi demitido em abril após derrota em casa para o Atlético-MG na final do Campeonato Mineiro, seguido pela eliminação precoce na Copa do Brasil para o Souza, da Paraíba.

O argentino, de 41 anos, tem passagens por clubes venezuelanos, chilenos e mexicanos em seu currículo e chega pressionado após a eliminação na semifinal do Campeonato Mexicano.

O Cruz Azul disputou 21 partidas na atual temporada mexicana, iniciada em julho. São 21 jogos disputados, com 11 vitórias, 8 empates e 2 derrotas.

O time caiu diante do Tigres na semifinal do Campeonato Mexicano.

O Cruz Azul disputou três partidas pelo Intercontinental de 2014. Depois de vencer o Western Sydney Wanderers, da Austrália, os mexicanos caíram na semi para o poderoso Real Madrid. Na disputa do 3º lugar, acabaram derrotados nos pênaltis pelo Auckland City.

O Cruz Azul tem oito jogos contra times brasileiros na história, todos em partidas válidas pela CONMEBOL Libertadores. São 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Os adversários foram: São Caetano, Corinthians (duas vezes) e Santos.

Para chegar ao Intercontinental, os mexicanos golearam o Vancouver Whitecaps, do Canadá, por 5 a 0 na decisão da Champions da Concacaf, conquistando o título pela sétima vez na história.

Com essa conquista, a equipe se igualou ao América-MEX como time com mais conquistas dentro da América Central e do Norte. A diferença entre os rivais está no número de finais, com La Máquina tendo um vice a mais em relação ao América.

Sediado na Cidade do México, capital do país, o Cruz Azul é um dos maiores clubes mexicanos, sendo tradicionalmente colocado entre o dito ‘big four’, que contemplaria os quatro maiores do país: América, Chivas Guadalajara, Cruz Azul e Pumas.

No ano passado, quando o novo modelo do Intercontinental entrou em vigor, o Botafogo encarou o também mexicano Pachuca no Derbi das Américas, perdendo por 3 a 0 apenas três dias depois da conquista do Brasileirão de 2024. Neste ano, mais uma vez o representante brasileiro jogará apenas três dias após o fim da liga nacional, em 7 de dezembro.

Curiosamente, assim como no ano passado, é possível que o campeão brasileiro tenha que abreviar as comemorações para viajar e disputar o Intercontinental, já que o Flamengo, campeão da Libertadores no sábado (29), caminha para levar também o Brasileirão, repetindo o feito do Glorioso em 2024.

Quem avançar do embate entre Flamengo e Cruz Azul terá pela frente o Pyramids, do Egito, que eliminou Auckland City e Al Ahli nas primeiras fases. O classificado da semifinal entre o representante das américas e o time egípcio encara na grande final o já garantido PSG, campeão da Uefa Champions League. A decisão será em 17 de dezembro, quarta-feira.

Onde assistir a Flamengo x Cruz Azul-MEX?

Você assiste à Copa Intercontinental no Disney+, com transmissão ao vivo da Cazé TV e sem custo adicional

Próximos jogos do Flamengo:

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button