Philippe Coutinho tem a chance de chegar à primeira final pelo Vasco

O Vasco está a um empate com o Fluminense, neste domingo (14) às 20h30(de Brasília), no Maracanã, de retornar à final da Copa do Brasil após conquistá-la em 2011. Mas para Philippe Coutinho a espera é ainda maior, já que ele pode estar na primeira decisão de um título relevante pelo clube que o revelou.
Terceira chance desde retorno ao Vasco
Campeão dos pontos corridos da Série B em 2009, o camisa 10 viveu a maior parte da carreira fora do Brasil e teve poucas oportunidades de chegar tão longe pelo Cruz-Maltino. Desde o retorno, ele bateu na trave no Carioca de 2025 e na própria Copa do Brasil de 2024, e agora ele tem nova chance de ir à final no torneio de mata-mata.
Quando ainda era um jovem recém-saído das divisões de base, Coutinho chegou à decisão uma única vez pelo Vasco. Foi na Taça Guanabara de 2010, primeiro turno do Estadual, e que coincidentemente o Gigante da Colina eliminou o Fluminense na semifinal.
Naquela ocasião os dois rivais empataram em 0 a 0 e a decisão foi para os pênaltis, com os vascaínos vencendo por 6 a 5. Entretanto perderam a decisão do título para o Botafogo.
O camisa 10 ainda esteve em outra semifinal naquela Campeonato Carioca de 2010, mas perdeu junto ao Vasco na Taça Rio. Ou seja, das quatro semifinais que disputou com o Vasco, a única que avançou tinha o Tricolor como adversário.
E o time de Coutinho não precisa nem vencer. Como conseguiu o 2 a 1 na ida, um empate basta para a tão esperada final. E mesmo que perca por um gol de diferença, a vaga pode sair na disputa por pênaltis. Por outro lado, o Fluminense se classifica caso vença por dois ou mais gols de saldo no placar de domingo.
As semifinais de Coutinho pelo clube
Carioca 2025
Vasco 0x1 Flamengo
Flamengo 2×1 Vasco
Copa do Brasil 2024
Vasco 1×1 Atlético-MG
Atlético-MG 2×1 Vasco
Taça Rio 2010
Flamengo 2×1 Vasco
Taça Guanabara 2010
Vasco 0(6)x0(5) Fluminense
Fonte: O Dia




