AO VIVO: Cartão amarelo para Bednarek (53′)

O FC Porto venceu esta segunda-feira o Estrela da Amadora, por 3-1, na partida que encerrou a 14.ª jornada da Liga Portugal. Samu abriu o marcador de penálti, aos 17 minutos, Abraham Marcus, ex-FC Porto, ainda empatou, aos 60′, mas Francisco Moura, aos 63′, e um autogolo de Sidny Cabral, aos 73′, ditaram o triunfo azul e branco, que mantém a liderança isolada do campeonato, com mais cinco pontos que o Sporting e mais oito que o Benfica.
Francesco Farioli fez regressar Alberto Costa e Alan Varela ao onze do FC Porto, nos lugares de Martim Fernandes e Pablo Rosario, em relação ao jogo com o Malmo, para a Liga Europa. Do lado do Estrela da Amadora, João Nuno apostou em Alex Sola a titular, em detrimento de Jovane Cabral, que tinha aposta inicial diante do Arouca.
Notas finais da partidaFlashscore
Entrada de dragão
O FC Porto saiu com a bola e, logo no primeiro minuto, Alberto Costa cruzou da direita e Samu, de cabeça, cabeceou ao lado da baliza de Renan Ribeiro. Aos 3′ foi Pepê a testar o guarda-redes do Estrela da Amadora, que um minuto depois revelou segurança no tiro de Rodrigo Mora. Respondeu o Estrela da Amadora, aos 6′, com Stoica a rematar ao lado da baliza de Diogo Costa.
Aos 8 minutos Kiwior serviu Pepê, que estava em posição de fora de jogo, pelo que a recarga de Samu, que encheu o pé e bateu Renan Ribeiro, resultou em golo anulado ao FC Porto.
Já depois de Sidny Cabral ter tentado um cruzamento, cortado por Kiwior, aos 13′, foi em cima do quarto de hora que Stoica encostou em Alberto Costa e Bernardo Schappo derrubou o lateral do FC Porto, dentro da grande área. Miguel Fonseca apontou para a marca de grande penalidade e o VAR validou a decisão, com Samu a converter o castigo máximo para bater Renan Ribeiro e assinar o 1-0.
Paragens não ajudaram
Aos 23′ Rodrigo Mora arriscou no atraso para Diogo Costa, que resolveu, e no minuto seguinte foi Renan Ribeiro a escorregar e, perante a pressão de Borja Sainz, a sofrer falta do extremo do FC Porto, levando mesmo à interrupção da partida para assistência médica.
Num jogo acidentado, aos 27′ foi Paulo Moreira a cair após choque com Alberto Costa e, aos 28′, Alex Sola a pedir assistência após falta de Pepê. Com as paragens o jogo entrou numa fase mais morna, apesar do controlo do FC Porto, que aos 37′ viu Alan Varela cruzar, da direita, mas para Samu falhar o cabeceamento.
O mesmo Samu, aos 38′, aproveitou um ressalto após remate de Rodrigo Mora, atirou mas viu a bola desviar na defesa do Estrela, conquistando mais um canto. Aos 40′, após um lançamento lateral de Alberto Costa, que levou os centrais à área tricolor, Borja Sainz aproveitou uma segunda bola para, à entrada da área, rematar ao lado da baliza de Renan Ribeiro.
Já dentro dos 4 minutos de compensação, Rodrigo Mora falhou o drible perante Ngom, já dentro da área do Estrela, e aos 45+2′ Rodrigo Mora cruzou para Samu, que amorteceu para o remate de Borja Sainz, que saiu ao lado.
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform
Bednarek falha Famalicão
A segunda parte começou sem substituições em ambas as equipas, e com Rodrigo Mora a cruzar, aos 47′, para Luan Patrick aliviar. A verdade é que o ritmo não subiu, o Estrela foi tendo mais bola e, aos 53 minutos, Kikas arrancou um amarelo a Bednarek, que afasta o central polaco da próxima jornada, diante do Famalicão.
Lei do ex no Dragão
Em cima da hora de jogo, após perda de bola de Alan Varela, Sidny Cabral ganhou espaço à direita, perante Francisco Moura e Borja Sainz, e cruzou para Abraham Marcus, neste regresso ao Estádio do Dragão, cabecear colocado para bater Diogo Costa e fazer o 1-1.
Resposta na ponta da língua
Logo depois, João Nuno mexeu na equipa, mesmo com o golo, tirando Kikas e Stoica para lançar Jovane Cabral e Jefferson Encada. O FC Porto, no entanto, reagiu de imediato ao golo sofrido e, aos 62 minutos, foi Renan Ribeiro a desviar para canto o cabeceamento de Samu. E, na sequência da bola parada, num lance confuso, a bola sobrou para Francisco Moura, que bateu de pé esquerdo para assinar o 2-1, aos 63 minutos.
Tal como o Estrela, também o FC Porto mexeu após marcar, com Pablo Rosario e William Gomes nos lugares de Alan Varela e Pepê, aos 64′. Quatro minutos depois, William Gomes quase fez o 3-1, após cruzamento de Rodrigo Mora, mas o desvio não chegou para bater Renan Ribeiro.
O terceiro golo, porém, chegou mesmo aos 74 minutos, num lance confuso, que começou com cruzamento de Rodrigo Mora, com corte de Sidny Cabral, a impedir o remate de Alberto Costa mas com o desvio a encaminhar-se para a baliza de Renan Ribeiro, sem que Luan Patrick ou Samu acabassem por tocar na bola.
Logo depois, Martim Fernandes e Gabri Veiga foram lançados nos lugares de Alberto Costa e Rodrigo Mora, com o Estrela da Amadora a apostar em Rodrigo Pinho e João Gastão nos lugares de Paulo Moreira e Abraham Marcus. Aos 82′ foi Deniz Gul a aposta de Francesco Farioli, substituindo Samu, antes de Sidny Cabral sair esgotado no Estrela da Amadora, dando o lugar a Jorge Meireles, outro regresso ao FC Porto, aos 83′. Aos 87 minutos, de livre, foi Gabri Veiga a atirar rente à barra da baliza de Renan Ribeiro. Já dentro dos quatro minutos de compensação, aos 90+2′, William Gomes teve espaço mas decidiu mal, rematando contra a defesa do Estrela da Amadora, com Deniz Gul, na segunda bola, a atirar desviado.
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform
Com este resultado o FC Porto mantém distâncias na liderança da Liga Portugal, agora com 40 pontos, e os mesmos cinco de distância para Sporting e oito para Benfica.
Homem do jogo Flashscore: Alberto Costa (FC Porto)
O mapa de calor de Alberto CostaOpta by Stats Perform/Profimedia



