Ronaldinho relembra passagens por PSG e Flamengo e projeta final do Intercontinental

Lenda do futebol mundial, Ronaldinho Gaúcho é o principal nome que une as histórias de Flamengo e PSG, times que se enfrentam nesta quarta (17), no Catar, na decisão da Copa Intercontinental. Em entrevista à Fifa, o craque brasileiro relembrou a passagem pelas equipes e projetou a final.
“Quando você tem história com os dois lados, fica difícil escolher um só. O mais importante é valorizar o que essa final representa”, disse Ronaldinho.
“A expectativa é de um grande jogo, com intensidade, qualidade técnica e muita emoção. Que seja um grande espetáculo para o futebol”, completou.
Além de Ronaldinho, outros cinco brasileiros defenderam as camisas dos dois finalistas da Copa Intercontinental. Aloísio Chulapa, Reinaldo e Leonardo foram formados nas divisões de base do Flamengo e, posteriormente, atuaram no PSG. Já David Luiz e Vampeta fizeram o caminho oposto, jogando na equipe de Paris e, depois, no Rio.
Confira, abaixo, mais respostas de Ronaldinho Gaúcho à Fifa:
Fases de PSG e Flamengo
“O Flamengo chega em um ótimo momento e é motivo de orgulho ver um clube brasileiro novamente em uma decisão tão grande. O PSG também vive uma fase muito positiva, com um time confiante e competitivo.”
Trajetória no Paris
“No PSG, eu vivi um período especial, de crescimento e transformação do clube”, lembrou. “Foi um momento em que o PSG começou a se consolidar no cenário internacional, e ter participado disso, ajudando a construir uma identidade e deixando uma marca, é algo que me dá muito orgulho até hoje.”
Passagem pelo Flamengo
“Foram dois momentos muito importantes da minha carreira. No Flamengo, o que mais me marcou foi a dimensão do clube e a força da torcida. Vestir aquela camisa traz uma responsabilidade enorme, e viver o dia a dia do futebol brasileiro, com tanta paixão e cobrança, foi uma experiência muito intensa.”
A campanha rubro-negra
O Flamengo chega à decisão do Intercontinental após vencer outros dois campeões continentais: o Cruz Azul, do México, e o Pyramids, do Egito. As vitórias garantiram mais duas taças inéditas na galeria do clube carioca: Dérbi das Américas e Copa Challenger.
No atual formato do torneio, adotado pela Fifa desde 2024, o Paris Saint-Germain, da França, como campeão europeu, tem classificação direta para a finalíssima da Copa.
Que venha o PSG
Para chegar à decisão da Copa Intercontinental, o Flamengo eliminou dois campeões continentais: vitórias por 2 a 1 sobre Cruz Azul-MEX e por 2 a 0 sobre o Pyramids-EGI.
Como campeão europeu em 2024/25, o Paris Saint-Germain, da França, garantiu vaga direta na decisão. Será a estreia do time na Copa.
Veja os atletas relacionados.” rel=”noopener”>Veja os atletas relacionados.
O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real da final entre PSG e Flamengo, às 14h (de Brasília) de quarta-feira (17) no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al-Rayyan, no Catar.



