Copa Intercontinental é Mundial? Como Fifa vê campeão de torneio decidido por Flamengo e PSG

O Flamengo vai encarar o PSG nesta quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), em busca do troféu da Copa Intercontinental. Os torcedores rubro-negros cantam há anos que querem “o mundo de novo” e veem essa possibilidade cada vez mais real. Mas vencer os franceses nesta tarde, mesmo após a criação do Mundial de Clubes, será considerado um título mundial?
A Fifa iguala a disputa atual a todas que aconteceram em anos anteriores, em seus diferentes formatos: desde os confrontos de um jogo só entre sul-americanos e europeus, passando pelo torneio de 2000, sediado no Brasil e vencido pelo Corinthians, e até os Mundiais de Clubes que aconteceram entre 2005 e 2023. Todos são classificados como um torneio anual e global de clubes.
Relacionado
1 Relacionado
Se o Flamengo for campeão nesta quarta, portanto, entrará pela segunda vez na lista de vencedores do Intercontinental. O time foi campeão em 1981, quando bateu o Liverpool, por 3 a 0, no Japão.
A única competição colocada à parte na categoria é justamente o novo Mundial de Clubes, que teve a primeira edição disputada no meio de 2025 e acontecerá a cada quatro anos. O torneio não entra na lista dos Intercontinentais. O único campeão até o momento é o Chelsea, que venceu o PSG na final.
Para a Fifa, a atual Copa Intercontinental de hoje foi criada em 2000, ano em que coexistiu com outro Intercontinental, disputado entre campeões da Libertadores e da Champions League desde 1960. A partir de 2005, tudo foi englobado em apenas uma competição, com nome de Mundial de Clubes da Fifa, que, no ano passado, virou, finalmente, Copa Intercontinental.
Apesar dos diferentes nomes e mudanças ao longo do tempo, a Fifa mostra dar o mesmo peso para o formato atual. Para chegar à final, o Flamengo precisou superar o Cruz Azul, no Derby das Américas, e o Pyramids, na Challenger Cup. Se vencer também o PSG, terá o título do Intercontinental, o Mundial anual.
Os diferentes ‘Intercontinentais’ organizados pela Fifa
A Fifa organizou pelo menos quatro formatos diferentes de Intercontinental.
-
De 1960 a 2005, houve uma disputa anual entre vencedores da Libertadores, representando a Conmebol, e vencedores da Champions League, representando a Uefa. O torneio era definido entre as duas equipes. No início havia confrontos de ida e volta; depois, jogo único no Japão.
-
Em 2000, foi disputado um torneio no Brasil com oito equipes, incluindo Vasco, campeão da Libertadores de 1998, Real Madrid, campeão Intercontinental de 1998, e Manchester United, campeão da Champions League de 1999. O vencedor foi o Corinthians, que foi convidado como campeão nacional do país sede.
-
De 2005 a 2023, foi disputado o “Mundial” que ficou famoso recentemente, em que os campeões da Libertadores entravam diretamente na semifinal.
-
A partir de 2024, o Intercontinental ganhou o formato atual, com vencedores da Libertadores tendo de passar por três fases para chegar ao título.
Onde assistir a Flamengo x PSG
Você assiste à Copa Intercontinental no Disney+, com transmissão ao vivo da Cazé TV e sem custo adicional


