Trends-US

Controle de imigração em Lisboa ʽpifaʼ e causa até seis horas de fila no aeroporto

  • ʽSeguir minha vidaʼ: Brasileira que diz ter fugido de estupro deseja que TAP aceite condenação
  • No aeroporto: Ministério Público de Portugal acusa inspetor da imigração de tentar estuprar brasileira

A própria ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, reconheceu no Parlamento que “correu muito mal” a introdução a partir de outubro do sistema conectado à União Europeia.

O que era para ser ágil e simples com base numa promessa de tranquilidade tecnológica adequada a 2025 se transformou em um “período terrível de turbulência” no aeroporto, segundo a ministra.

Em dias de pico que antecedem as festas de fim do ano, quando milhares de brasileiros se movimentam entre Portugal e Brasil, como na última terça-feira, o “sistema pifou”, disse Amaral.

  • Aumento: Número de brasileiros barrados na chegada a Portugal sobe 700%

No dia que o sistema pifou, o artista plástico Felipe Barbosa, que faz doutorado em Coimbra, contou à coluna que ficou cerca de 4h20m na fila até passar pelo controle de imigração.

— Fiquei ontem (terça-feira) das 6h40m às 11h na fila. Existe problema de gestão e eficiência. Tinha crianças deitadas no chão, idosos “desmaiados” em cima de malas. Meio bizarro — disse ele.

Em imagens divulgadas publicamente nas redes sociais, brasileiros mostram as horas perdidas na fila de controle digital dos passaportes: não menos que duas, mas podendo chegar a seis.

A demora na verificação de passaportes retém passageiros e causa efeito cascata no aeroporto, como o acúmulo de malas à espera de recolha nas esteiras.

As filas, principalmente no desembarque, não chegam a ser novidade em Lisboa: em 2022, o Portugal Giro já mostrava brasileiros enfrentando o problema na chegada ao país.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button