Trends-AU

Democracia Grega na Luz

O Sport Lisboa e Benfica acordou em dia de eleições, e a Luz foi o epicentro da decisão. Enquanto milhares de sócios faziam história nas urnas, o Benfica apresentou-se em campo com o objetivo de responder à altura daqueles que se haviam feito sentir fora de campo. E entre todos os que tiveram direito à palavra, foi um grego quem se destacou – Vangelis Pavlidis, autor de um hat-trick que valeu ao Benfica uma goleada por 5-0 frente ao Arouca e uma vitória carregada de simbolismo.

@Kapta+

Na Grécia antiga, onde nasceu a democracia, os cidadãos reuniam-se na ágora para debater e decidir o rumo da pólis. Na Luz, a assembleia foi outra: sessenta mil adeptos que, de pé, aplaudiram a exibição mais convincente da era Mourinho. Houve isonomia na entrega, isegoria na expressão coletiva e, acima de tudo, isocracia no poder partilhado dentro de campo. Todos a participar, todos a decidir.

Pavlidis, fiel às suas origens helénicas, transformou a noite eleitoral numa lição prática de liderança. Converteu dois penáltis com a serenidade de quem sabe que a justiça se exerce sem tremor e completou o hat-trick com um golo de persistência, daqueles que lembram que a vontade do povo, ou, neste caso, da bola, é soberana. O avançado grego foi o voto mais certeiro de um Benfica que voltou a acreditar em si próprio depois da deceção europeia.

@Kapta+

Otamendi, com a braçadeira e a voz de capitão, assinou o terceiro golo antes do intervalo, mostrando que a experiência continua a ter assento nesta assembleia. À volta deles, jovens como Prestianni, Sudakov e Dahl contribuíram com energia e convicção, num jogo que teve tanto de espetáculo como de afirmação coletiva.

Do outro lado, o Arouca tentou disputar a ideia como uma minoria ativa que não se rende ao peso da maioria, mas foi silenciado pela superioridade técnica e emocional das águias.

Com ganas de participar também na Assembleia, os suplentes foram a jogo e chegaram a tempo de deixar a sua marca. João Rego entrou a todo o gás e, depois de ver um golo ser anulado, sofreu um penálti que o também recém entrado Ivanovic soube converter e fechar as contas na Luz.

No final, Mourinho pode dizer que foi um dia de democracia plena: o povo votou, a equipa respondeu, e Pavlidis foi eleito o orador da noite.
A Luz não foi apenas o palco de uma vitória desportiva, mas o reflexo de uma ideia antiga que continua viva: quando todos participam de forma ativa, o resultado é mais forte e convicente.

Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

Vangelis Pavlidis (Benfica): Sem misericórdia na hora de decidir, o avançado do Benfica não tremeu nos momentos decisivos e soube alavancar o resto da equipa para a vitória.

Gianluca Prestianni (Benfica): Um regresso excelente para o jovem do Benfica. Depois de um mundial sub-20 de grande categoria, Prestianni regressou confiante e com muita fome de provar o seu valor na Luz. Foi irrequieto, irreverente, mas solidário e participativo no jogo de associação comum. Uma pequena amostra daquilo que realmente pode vir a fazer num futuro estável no Benfica.

Samuel Dahl (Benfica): O lateral sueco passa muitas vezes despercebido mas a verdade é que tem evoluído consideravelmente a nível exibicional. Com Prestianni na frente, Dahl esteve seguro mas nem por isso menos criativo. É uma boa dupla que se pode formar na ala esquerda do Benfica.

O árbitro

Hélder Carvalho fez uma exibição segura. Apesar de não assinalar de imediato duas das grandes penalidades, depois de consultar o VAR acabou por tomar as decisões acertadas.

Incidentes: O filme do jogo

Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Dodi Lukebakio, Georgiy Sudakov, Gianluca Prestianni, Vangelis PavlidisOnze do FC Arouca: João Valido, Tiago Esgaio, Jose Fontán, Omar Fayed, Arnau Solà, David Simão, Espen van Ee, Alfonso Trezza, Pablo Gozálbez, Miguel Puche, Barbero1′: Começou a partida!7′: VAR analisa: possível lance de penálti para o Benfica.9′: GOLO Benfica: Vangelis Pavlidis marca de grande penalidade! Vangelis Pavlidis marca o seu 6º golo na prova (9 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 40º golo na equipa (75 jogos)18′: A Luz a reclamar novamente grande penalidade depois de Prestianni cair na área. O argentino caiu depois de combinar com Samuel Dahl mas o árbitro manda seguir o jogo. 20′: VAR analisa: possível grande penalidade a fovor do Benfica novamente.21′: GOLO Benfica: Vangelis Pavlidis marca de grande penalidade! Vangelis Pavlidis marca o seu 7º golo na prova (9 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 41º golo na equipa (75 jogos)35′: O Benfica está confiante frente ao Arouca. Depois do desaire para a Liga dos Campeões a equipa de José Mourinho parece ter ultrapassado bem a derrota e vai apresentando uma das melhores exibições da temporada em futebol jogado. Prestianni está bastante ativo, tal como Sudakov ou Samuel Dahl, que têm, em conjunto, conseguido criar bastantes ocaisões de perigo. Pavlidis foi certeiro quando chamado à responsabilidade e dá vantagem aos encarnados. 42′: Vangelis Pavlidis (Benfica) remata à barra!!! O grego aproveitou uma bola a saltitar na grande área e tentou fazer o chapéu mas a bola bateu na trave e saiu por cima. 45 +6′: GOLO Benfica! Nicolás Otamendi marca Nicolás Otamendi marca o seu 1º golo na prova (9 jogos) Nicolás Otamendi marcou o seu 16º golo na equipa (249 jogos)

Depois de um canto batido por Lukebakio, o capitão do Benfica subiu ao segundo andar e fez o terceiro golo dos encarnados.

45 +7′: O Benfica respira bom futebol nesta primeira parte. Confiante, agressivo, ofensivo e com ganas de ganhar. É assim que se apresenta o Benfica nesta altura. Os adeptos cumpriram com a sua parte ao longo do dia, e a equipa do Benfica parece estar a jogar para recompensar aqueles que se deslocaram à Luz para assitir à equipa de José Mourinho. Associativismo, inspiração e frieza na finalização. Não faltou nada ao Benfica nesta primeira parte. O Arouca, por outro lado, vai tendo dificuldades em travar as intenções das águias. Vasco Seabra não estacionou o autocarro e procurou disputar o jogo desde o início mas a tarefa não se apresenta fácil para os visitantes. 49′: GOLO Benfica! Vangelis Pavlidis marca Vangelis Pavlidis marca o seu 8º golo na prova (9 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 42º golo na equipa (75 jogos)

Depois de um passe de Prestianni, Pavlidis fica com a bola e, persistente, resiste a um primeiro desarme da defensiva do Arouca e atira a contar à baliza. Está feito o hat-trick do grego.

58′: Benfica: Gianluca Prestianni remata com perigo depois de uma grande iniciativa individual. A Luz aplaude o argentino.66′: Benfica: Andreas Schjelderup remata forte mas ao lado da baliza.69′: Benfica: João Rego Isola-se na frente e faz um chapéu ao guarda-redes mas estava em posição irregular. Seria a sua estreia a marcar de águia ao peito. 82′: Com distâncias bem assentes na primeira parte, o segundo tempo surgiu mais calmo e tranquilo. O Benfica não teve tanto impeto ofensivo e tirou algumas vezes o pé do acelarador. Soube gerir o jogo, marcou mais um golo e procura de forma menos intensa chegar à mão cheia deles. 90 +2′: GOLO Benfica: Franjo Ivanovic marca de grande penalidade! Franjo Ivanovic marca o seu 3º golo na prova (8 jogos) Franjo Ivanovic marcou o seu 4º golo na equipa (16 jogos)90 +3′: O árbitro apita para o final da partidaMelhor em campo: Vangelis Pavlidis (SLB) foi, para a redação do zerozero, o melhor jogador em campo.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button