Para manter ‘gordura’ no G4 do Brasileiro, Cruzeiro encara o Palmeiras em São Paulo

Mais um dos grandes duelos do Campeonato Brasileiro 2025 acontece neste domingo (26). No Allianz Parque, em São Paulo, o Cruzeiro – terceiro colocado – mede forças com o líder Palmeiras a partir de 20h30, pela 30ª rodada do torneio. Para muitos, o confronto é considerado uma ‘última cartada’ para a Raposa tentar o título brasileiro, enquanto outros consideram a partida como mais um passo da equipe azul rumo à Libertadores 2026.
Neste momento, cinco pontos separam Cruzeiro e Palmeiras – o time alviverde lidera a competição com 61 pontos, enquanto a equipe estrelada está em terceiro lugar, com 56. Se vencer, a Raposa encurta a distância para o Porco para apenas dois pontos, o que é um combustível para aqueles que ainda enxergam chances de título para os comandados de Leonardo Jardim.
Porém é preciso lembrar: após o duelo, o Palmeiras ainda terá uma partida a menos que a Raposa (ficará 30 a 29) e poderá ‘reestabelecer’ a vantagem para o Cruzeiro, isto considerando que o campeonato já entra em sua reta final, com poucas rodadas para uma reviravolta. Ao mesmo tempo, a equipe celeste está com vantagem importante no G4 em relação aos concorrentes mais abaixo, um reforço para o discurso de que a partida é só mais uma batalha importante na briga da Raposa pela vaga na Libertadores 2026.
O clima nas equipes
Em tese, o Cruzeiro chega mais leve para o confronto. Em primeiro lugar, porque o técnico Leonardo Jardim e o próprio dono da SAF celeste, Pedro Lourenço, adotam o discurso de que briga da equipe é pela vaga na Libertadores, e não pela taça. Enquanto isso, do outro lado, o Palmeiras é o líder do Brasileiro e tem a ‘pressão’ de seguir com este status, tudo isso com o Flamengo no seu encalço, só aguardando um vacilo alviverde para tomar a ponta.
Além disso, o time celeste chega ao duelo com a confiança revigorada, já que bateu o Fortaleza em casa na última rodada e acabou com uma sequência de quatro jogos sem vencer. O Palmeiras, por sua vez, vem de duas derrotas seguidas – uma pelo Brasileirão para o Flamengo, justo seu grande concorrente ao título, e outra para a LDU, por 3 a 0, pela ida da semifinal da Libertadores, que deixou bem difícil uma classificação para a sonhada final do torneio sul-americano.
O Cruzeiro pode se aproveitar deste cenário de pressão momentânea vivido no time paulista para levar vantagem na partida. Entretanto é importante ter cautela e foco, já que se está falando de um time acostumado a grandes jogos, a momentos de pressão, e que conta com um elenco poderoso e um treinador que sabe usá-lo bem.
Os possíveis times
Pelo lado do Cruzeiro, o técnico Leonardo Jardim tem boas notícias, uma delas a volta do atacante Sinisterra. O colombiano estava sob os cuidados do Departamento de Saúde e Performance da Raposa, devido a um edema na coxa esquerda. Mas na última quinta-feira (23), o atleta participou integralmente das atividades na Toca da Raposa II e pode ser opção para o técnico Leonardo Jardim no embate em São Paulo.
O treinador celeste tem ainda outros dois ‘reforços’ para enfrentar o líder do Campeonato Brasileiro. Após desfalcarem o Cruzeiro na última rodada, o lateral-esquerdo Kaiki e o atacante Kaio Jorge retornam ao time. Ambos cumpriram suspensão diante do Fortaleza, na última rodada.
A única baixa fica por conta do atacante Marquinhos. Diagnosticado com uma ruptura do ligamento do menisco do joelho esquerdo, o ponta está sob os cuidados da equipe médica cruzeirense, sem previsão de retorno aos gramados.
Desta forma, a Raposa deve mandar a campo sua espinha dorsal, o time-base que vem jogando todo o campeonato. Embora o atacante equatoriano Arroyo tenha ido bem contra o Fortaleza, Leonardo Jardim pode retornar com Wanderson para o lado esquerdo do ataque, considerando o maior poder de recomposição do camisa 94 e o fato de, do outro lado, estar o forte ataque palmeirense.
Já o provável Palmeiras é cercado de mistérios. Apesar de ter um time considerado o ‘ideal’, que tem sido a base nos jogos decisivos da equipe, o técnico Abel Ferreira costuma mexer em um ou outro setor da equipe com certa frequência. Diante do Cruzeiro, ele terá que fazer ao menos três mexidas forçadas.
Uma delas é no gol: o goleiro Weverton, titular da equipe, sofreu uma fissura em um osso da mão direita e segue fora da equipe. Carlos Miguel deve atuar contra o Cruzeiro. Outros dois desfalques estão na lateral-esquerda e no meio de campo.
Na esquerda, Piquerez está fora do duelo, já que foi expulso na última rodada contra o Flamengo e vai cumprir suspensão. O substituto deve ser Jefté. No meio de campo, outro problema: contra a LDU, pela Libertadores, o volante Anibal Moreno sofreu Edema na panturrilha esquerda e não deve enfrentar a Raposa – o provável substituto é Emiliano Martínez.
Além disso, outros setores da equipe paulista podem sofrer alterações, pensando na partida de volta contra a LDU, pela semifinal da Libertadores. Na zaga, Bruno Fuchs pode ganhar o lugar de Murilo, Raphael Veiga pode substituir Andreas Pereira no meio-campo e Felipe Anderson pode ser sacado para a entrada de Sosa.
PALMEIRAS x CRUZEIRO
🏆 Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025
📍 Local: estádio Allianz Parque, em São Paulo (SP)
📅 Data: 26 de outubro de 2025 (domingo)
⏰ Horário: 20h30 (de Brasília)
⚖️ Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
⚖️ Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
⚖️ VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
📺 Transmissão: Canais de YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports e Premiere
PROVÁVEL PALMEIRAS: Carlos Miguel; Giay, Gustavo Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Jefté; Emiliano Martínez, Andreas Pereira (Raphael Veiga), Felipe Anderson (Sosa) e Mauricio; Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
PROVÁVEL CRUZEIRO: Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim




