Após fala de Castro, governo Lula afirma que atende a pedidos do RJ para segurança

Comunicado do Ministério da Justiça à imprensa não menciona a operação desta terça-feira no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 60 mortes, e ressalta apenas que tem atendido a pedidos do governo fluminense.
A declaração foi dada após o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmar que pediu ajuda ao governo federal para operações policiais recentes e teve os pedidos negados ao menos três vezes.
Os pedidos de ajuda, segundo Castro, envolviam o uso de veículos blindados das Forças Armadas em operações. Castro afirmou que não houve pedidos para a operação desta terça.
“Já pedimos os blindados três vezes e todas foram negadas”, disse o governador.
O Ministério da Justiça disse, em nota, que mantém atuação no estado desde outubro de 2023, por meio da Força Nacional de Segurança Pública.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública tem atendido, prontamente, a todos os pedidos do Governo do Estado do Rio de Janeiro para o emprego da Força Nacional no Estado, em apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual. Desde 2023, foram 11 solicitações de renovação da FNSP [Força Nacional de Segurança Pública] no território fluminense. Todas acatadas”, disse.
A pasta acrescenta que no âmbito da Polícia Federal (PF), só em 2025, foram realizadas 178 operações no Estado do Rio de Janeiro, sendo 24 delas relacionadas a tráfico de drogas e armas. Ao todo, foram 210 prisões efetuadas, das quais 60 estão diretamente relacionadas a investigações sobre o tráfico de drogas e armas.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS



