Fluminense goleia São Paulo e garante vaga na Libertadores

O Fluminense encarou a equipe do São Paulo na noite desta quinta-feira (27), no Maracanã. Um empate neste confronto direto já era o suficiente para garantir o tricolor carioca na próxima edição da Libertadores, no mínimo disputando a fase preliminar da competição da CONMEBOL.
Noite de gala
Aproveitando-se dos desfalques do rival, o time de guerreiros dominou a partida do início ao fim e conquistou uma vitória histórica, sendo o reencontro de Zubeldía contra seu ex-clube, do qual deixou o cargo em junho deste ano.
O tricolor carioca começou pressionando e logo teve sua grande oportunidade para abrir o placar: Aos 6 minutos, o VAR aponta toque de mão de Alan Franco, após cruzamento de Samuel Xavier dentro da área, e o pênalti foi bem convertido por Canobbio.
Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)
Poucos minutos depois, outro cruzamento de Samuel Xavier encontrou Everaldo — que cabeceou em cima de Ferraresi, e posteriormente sobrou para Martinelli ampliar a vantagem.
Aos 22 minutos, Nonato entrou no lugar de Hércules — e o volante rapidamente participou do terceiro gol: rouba a bola, avança com Serna no contra-ataque, passa por Ferraresi e toca por baixo de Young para marcar. Antes do intervalo, o Flu ainda teve outras duas chances claras, com Serna e Canobbio.
Goleada histórica
Os donos da casa mantiveram a intensidade na segunda etapa. Aos 15 minutos, Zubeldía coloca John Kennedy no lugar de Everaldo, e em poucos minutos o ídolo tricolor também deixou o seu: Recebeu passe de Serna, invade a área e bateu cruzado para o quarto gol, encerrando um jejum de 10 gols.
Mesmo com a goleada na conta, o time de guerreiros não diminuiu o ritmo. Pouco depois, aos 31 minutos, Canobbio recebeu belo lançamento de Nonato, avançou pela ponta direita e bateu cruzado para fazer o quinto. E finalmente, Serna fechou a goleada aproveitando cruzamento de Soteldo, cuja assistência dada proporcionou sua primeira participação em gol pelo Fluminense.
Após o fim do jogo, Kennedy falou sobre o sentimento da equipe após essa grande vitória:
“Acho que o Fluminense vem numa crescente muito boa, isso vem facilitando, a gente vem jogando muito bem e hoje não foi diferente. A gente pegou o São Paulo um pouco abaixo do esperado, a gente não esperava que fosse um jogo assim, mas imprimimos nosso ritmo desde o início e fomos muito felizes.”
O resultado representou a maior goleada da história do confronto, igualando o placar de um jogo disputado entre ambos os times em 2002, quando o São Paulo venceu pelo mesmo placar.
Gol de John Kennedy na partida (Vídeo: reprodução/Instagram/@fluminensefc)
Com a vitória, o Fluminense subiu momentaneamente para a 5ª colocação, com 58 pontos. E a distância em relação ao 8º colocado, sendo justamente o clube paulista, garantiu de forma definitiva presença no G-7, e uma vaga para a próxima edição da Libertadores, ainda que sem oficializar a ida para a fase de grupos — a depender de ficar entre os 5 melhores do campeonato, ou vencer a Copa do Brasil.



