Todos os brasileiros deveriam estar preparados: evento gratuito no dia 13/12 vai movimentar o país inteiro

No próximo sábado, dia 13 de dezembro, o Rio Grande do Sul participa integralmente da campanha Dezembro Laranja. Em uma iniciativa organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, ocorre um mutirão de atendimento para detecção do câncer de pele em diversas cidades do estado, como Porto Alegre, Alvorada e Caxias do Sul.
O evento visa aumentar a detecção precoce do câncer de pele, um dos tipos mais comuns entre os brasileiros, e é parte de uma estratégia nacional realizada anualmente.
A população do Rio Grande do Sul terá acesso a diagnósticos especializados gratuitamente, com cerca de 2 mil dermatologistas voluntários participando em todo o Brasil. A ação é crucial para conscientizar sobre a importância do cuidado com a pele.
Essa forma de câncer corresponde a cerca de 30% de todos os casos no Brasil. Os tipos mais comuns incluem os carcinomas basocelular e espinocelular, além do melanoma, que, embora menos frequente, apresenta alta letalidade.
O principal fator de risco é a exposição ao sol sem proteção adequada. A campanha Dezembro Laranja visa alertar a população sobre práticas preventivas, como uso diário de protetor solar, evitar a exposição solar entre 10h e 16h, e a realização de exames periódicos junto a um dermatologista.
Locais do mutirão
Durante o mutirão, as pessoas serão avaliadas para detectar lesões suspeitas. O atendimento prioriza quem apresenta fatores de risco, como histórico familiar de câncer de pele e pele muito clara.
Locais de atendimento no Rio Grande do Sul:
Porto Alegre
- Ambulatório de Especialidades IAPI
- Rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia
- Informações: (51) 3289.5759
Alvorada
- PAM 8
- Rua Roberto Feijó, 147 – Bela Vista
- Informações: (51) 3411.8093
Caxias do Sul
- Centro Clínico da UCS (CECLIN)
- Rua Ernesto Graziotin, 29-129 – Petrópolis
- Informações: (54) 99704.6537
Santa Cruz do Sul
- Ambulatório Acadêmico – Hospital Santa Cruz
- Rua Marechal Deodoro, 861 – Centro
- Informações: (51) 9713.7439
Os interessados devem levar um documento de identificação aos pontos de atendimento. Desde 1999, esta campanha já realizou mais de 600 mil atendimentos, com o objetivo de identificar precocemente casos suspeitos.




