Taça da Liga: três jogos em seis dias para o Sporting e Alverca a dobrar

Tem sido assim ao longo dos anos e nesta fase da época, para os grandes candidatos ao troféu, não poderia ser diferente. O Sporting prepara-se para iniciar ñesta terça-feira a Taça da Liga 2025-26 diante do Alverca (20h15, SPTV), com muitas alterações à vista no “onze” inicial. Mais do que uma opção estrutural, é uma necessidade, ou não vivessem os “leões” uma semana muito preenchida, com três jogos em seis dias.
No domingo, o bicampeão nacional venceu em Tondela para o campeonato (0-3) e, menos de 48 horas depois, volta ao relvado, desta vez em Alvalade, para enfrentar o Alverca nos quartos-de-final da Taça da Liga, com menos tempo de repouso do que o adversário.
“Não me vou queixar, mas a verdade é que temos menos um dia de descanso e vamos ter de fazer bastantes alterações. De resto, estamos tranquilos, porque sei como a equipa trabalha diariamente, sei que a malta que tem menos minutos está à espera de uma oportunidade e será uma oportunidade clara que merecem mais tempo”, assinalou Rui Borges, treinador que garante uma equipa com a identidade habitual e com a ambição, natural, de estar “na final four e lutar por mais um troféu”.
Com um formato que começa logo nos quartos-de-final, a Taça da Liga reúne os seis primeiros classificados da I Liga e os dois primeiros da II Liga da época anterior. É nessa segunda condição que o Alverca se desloca a Lisboa, ainda que numa fase menos positiva — foi eliminado da Taça de Portugal em Leiria e foi goleado em casa pelo Gil Vicente (0-4) no passado fim-de-semana.
Para além do momento difícil, a onda de lesões que tem varrido o plantel (há oito baixas) levanta problemas acrescidos a Custódio Castro, treinador dos ribatejanos. “Não é uma desculpa, é um facto, temos algumas limitações, nunca me escondi. Podemos falar das ausências mas é muito mais que isso, é um ano zero de um clube”, assinalou, numa referência a um plantel que conta com 30 caras novas em 40 jogadores.
De resto, o Alverca regressa a Alvalade já na sexta-feira, mas para disputar a 10.ª jornada da Liga, num duplo compromisso que não distrai Custódio Castro da grande prioridade da época, que passa pela manutenção entre a elite do futebol.
Ao Sporting-Alverca desta noite, seguir-se-ão o Sp. Braga-Santa Clara (19h15) e o Benfica-Tondela (20h45), ambos na quarta-feira, ficando os quartos-de-final fechados apenas no dia 4 de Dezembro, quando o FC Porto receber o Vitória SC (20h15). A final four disputa-se nos dias 6 e 10 de Janeiro, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.




