Flamengo joga no Intercontinental em estádio com 90% de material reciclado

A estreia do Flamengo no Intercontinental 2025 acontecerá no Ahmad Bin Ali Stadium, considerado um dos estádios mais sustentáveis do mundo.
O que aconteceu
A equipe brasileira enfrentará o Cruz Azul, do México, e o estádio será a sua “casa” durante a competição no Catar. Localizado no distrito de Al Rayyan, o Ahmad Bin Ali fica a cerca de 20 km a oeste de Doha, capital do país.
Com capacidade para aproximadamente 40 mil torcedores, foi reconstruído e reinaugurado em 2020. Conhecido como “portal para o deserto”, ele foi erguido com foco em sustentabilidade: mais de 90% dos materiais de construção foram reaproveitados ou reciclados.
Elementos como refletores, assentos e transformadores do estádio demolido foram reutilizados em outros projetos esportivos no Catar e no exterior. Parte da estrutura também foi destinada a iniciativas artísticas. As árvores que antes cercavam o antigo estádio foram preservadas para replantio, e novas áreas verdes foram incorporadas ao projeto.
O complexo fica ao lado da estação de metrô Al Riffa e próximo ao maior shopping center do país. Além disso, inclui diversas medidas de eficiência energética e hídrica para reduzir sua pegada de carbono.
Ahmad Bin Ali Stadium visto de cima
Imagem: Divulgação
A arquitetura do estádio é inspirada nas dunas do deserto e na cultura tradicional do Catar. Além disso, prioriza ventilação e conforto térmico, fatores essenciais para o clima da região.
O Ahmad Bin Ali foi palco de sete jogos da Copa do Mundo de 2022. Atualmente, é utilizado pelo Al Rayyan, equipe que conta com os brasileiros Róger Guedes e Gabriel Pereira.
Atual campeão da Libertadores, o Flamengo estreia no estádio nesta quarta-feira, 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília). Se superar o Cruz Azul, o clube enfrentará o Pyramids, do Egito. Em caso de nova vitória, disputará a grande final contra o PSG, campeão da Liga dos Campeões da Europa.




