Portos e Aeroportos promove descarbonização do transporte marítimo durante COP30

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou novas medidas para reduzir as emissões de gases poluentes no setor de transporte marítimo, conforme divulgado em seu
site oficial. As iniciativas foram apresentadas pelo ministro Silvio Costa Filho durante COP30, que ocorre em Belém.
Segundo o ministro, essas ações fazem parte da Política de Sustentabilidade do MPor, lançada neste ano. O plano tem como objetivo promover a descarbonização do setor de transportes, estabelecer uma logística de baixo carbono e impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil.
Durante sua programação no evento, o ministério também lançou a consulta pública da Portaria de Embarcações Sustentáveis, que estabelece critérios ecológicos para a certificação de embarcações de cabotagem. O diálogo busca incentivar o uso de combustíveis de baixo carbono e adotar práticas que garantam condições dignas de trabalho no setor, promovendo a inclusão social e o respeito ao meio ambiente.
Além disso, Costa Filho participou do painel “Corredores verdes e de inovação: conexões sustentáveis para o futuro”, que contou com a participação de representantes de governos e organizações internacionais. Durante o encontro foram abordadas estratégias para a criação de rotas logísticas sustentáveis, utilizando inovações tecnológicas e combustíveis limpos.
Fotografia: Petmal /
iStock




